1.
(Oswaldo Cruz-SP) Entre muitos, três grandes filósofos se notabilizaram na
Grécia Antiga: Aristóteles, Platão e Sócrates. Um deles defendeu a teoria de
que através do conhecimento se chega a virtude. Notabilizou-se pelas
expressões: “Só sei que nada sei” e “ Conhece a ti mesmo”. Outro, nos Diálogos,
desenvolveu a sua “Teoria das idéias”, segundo a qual as coisas do mundo físico
que se percebem pelos sentidos nada mais são do que cópias das idéias, modelos
perfeitos e eternos que só podem ser percebidos pelo espírito; o outro, na sua
Política, analisou qual seria a forma ideal de governo e as diversas
constituições gregas. Considerando a ordem dos enunciados, tais princípios
foram defendidos, respectivamente, por:
a)
Aristóteles, Platão e Sócrates.
b)
Sócrates, Platão e Aristóteles.
c)
Aristóteles, Sócrates e Platão.
d)
Platão, Sócrates e Aristóteles.
2. (UFRN)
O mundo grego antigo possuía certa unidade religiosa, embora fosse fragmentado
politicamente. Essa religiosidade foi marcadamente:
a)
De natureza cívica, na medida em que os cidadãos cultuavam os deuses da cidade,
com celebrações festivas e sacrifícios, nos altares a eles dedicados.
b)
Acessível a todas as classes sociais por ter carcaterística familiar e
monoteísta, com um deus que se manifestava ao povo através de revelação direta
e pessoal.
c)
Portadora de uma ética que considerava sagrado o trabalho manual dedicado às
divindades, o que permitia enfrentar a rigidez e a monotonia da vida cotidiana.
d) De
caráter julgador, colocando os indivíduos a serviço das divindades e punindo os
pecados daqueles que desobedeciam aos deuses ou professavam outro cultos.
3.
(PUCC-SP) Analise o texto.
“Nossa
constituição política não segue as leis de outras cidades, antes lhes serve de
exemplo. Nosso governo se chama democracia, porque a administração serve aos
interesses da maioria, e não de uma minoria. De acordo com nossas leis somos
todos iguais no que se refere aos negócios privados. Quanto à participação na
vida pública, porem, cada qual obtém a consideração de acordo com seus méritos
e mais importante é o valor pessoal que a classe à qual se pertence; isto quer
dizer que ninguém sente o obstáculo de sua pobreza ou da condição social
inferior quando seu valor o capacite a prestar serviços à cidade.”
(Trecho
de um discurso de Péricles. Em: Rubim Santos Leão de Aquino e outros,
História
das Sociedades: das comunidades primitivas às sociedades medievais,
Rio de
Janeiro, Ao Livro Técnico, 1980. p. 201)
Com base
nos conhecimentos históricos, pode-se afirmar que a democracia ateniense, na
Grécia antiga, à qual Péricles faz referência:
a)
Refletiu a realidade social de toda a população da Grécia, que adquiriu
direitos de igualdade e liberdade.
b)
Garantiu às classes sociais o direito de propriedade da terra e aos
trabalhadores os direitos trabalhistas.
c) Serviu
de exemplo às cidades-estados da Grécia antiga, uma vez que estas estabeleceram
o voto direto para a escolha dos seus governantes.
d) Estava
em consonância com os ideais dos legisladores da República Romana, que criaram
o sistema democrático para resolver os conflitos entre patrícios e plebeus.
e)
Atendeu aos interesses das classes dominantes em Atenas ao garantir aos
proprietários de terra e de escravos o direito de participar diretamente da
vida política.
4. O conjunto das reformas
políticas que se encontravam na origem da polis dos lacedemônios estava
reunido em um documento proveniente do oráculo de Delfos denominado
“Grande Retra”, muito provavelmente um decreto-lei primitivo, anterior ao
século VI a.C., sobre o governo espartano.
De acordo com esse
documento: A respeito da organização
política de Esparta no período
clássico (séculos V e IV a.C.),
não é correto afirmar que:
a) o corpo cívico era constituído
por indivíduos de sexo
masculino, nascidos de pai e mãe
espartanos, os
assim denominados homoioi ou
“iguais.
b) a polis era uma
oligarquia que, de modo atípico, conservava a instituição da
realeza, representada
por dois reis escolhidos entre as
famílias mais importantes, os quais eram
obrigados a jurar lealdade
à constituição espartana.
C) o Estado espartano regulava estritamente
o sistema educacional dos cidadãos, razão
pela qual as crianças do sexo masculino eram, aos 7
anos de idade, retiradas do convívio familiar
para receberem uma formação militar coletiva.
d) o conselho espartano (gerúsia)
era formado por trinta membros, cabendo-lhe a tarefa de
elaborar os projetos de lei a serem submetidos à
assembléia, e atuava como a mais alta instância da
justiça criminal.
e) a assembléia espartana (ecclesia),
da qual fazia parte o conjunto da população da
Lacedemônia (espartanos, eriecos e hilotas), era soberana
sobrepondo-se à capacidade decisória da gerúsia.
R: E
Comentário: A assembléia ou ápela
era formada por todos os cidadãos dórios. O poder era controlado
por um grupo restritoe fechado, que se fazia
representar pela gerúsia e pelos éforos.
5. Denominamos de “civilização helenística” à civilização que resultou:
a) da
unificação cultural do Oriente, após as conquistas de Ciro.
b) da fusão
de elementos culturais gregos e persas, ao fim das Guerras Médicas;
c) da fusão
de elementos culturais atenienses e espartanos ao fim da Guerra do Peloponeso.
d) fusão dos
elementos culturais gregos e romanos nas áreas conquistadas por Roma.
e) da fusão
de elementos culturais gregos e orientais nas regiões conquistadas por
Alexandre Magno.
R: E
6. A
conseqüência mais aparente das invasões foi a destruição quase integral da
civilização micênica. No espaço de um século, as criações orgulhosas dos
arquitetos aqueus, palácios e cidadelas, não são mais do que ruínas. Ao mesmo
tempo vemos desaparecer a realeza burocrática, a escrita, que não passava de
uma técnica de administração, e todas as criações artísticas...” (Pierre
Lévèque, A aventura grega.) O texto refere-se às invasões:
a) Persas
b)germânicas.
c)macedônicas.
d)dóricas
e)cretenses.
R: D
Todos os créditos das atividades é dado para as respectivas Universidades.
Bons estudos!
1o
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