quinta-feira, 24 de maio de 2012

Atividades sobre Grécia Antiga



1. (Oswaldo Cruz-SP) Entre muitos, três grandes filósofos se notabilizaram na Grécia Antiga: Aristóteles, Platão e Sócrates. Um deles defendeu a teoria de que através do conhecimento se chega a virtude. Notabilizou-se pelas expressões: “Só sei que nada sei” e “ Conhece a ti mesmo”. Outro, nos Diálogos, desenvolveu a sua “Teoria das idéias”, segundo a qual as coisas do mundo físico que se percebem pelos sentidos nada mais são do que cópias das idéias, modelos perfeitos e eternos que só podem ser percebidos pelo espírito; o outro, na sua Política, analisou qual seria a forma ideal de governo e as diversas constituições gregas. Considerando a ordem dos enunciados, tais princípios foram defendidos, respectivamente, por:

a) Aristóteles, Platão e Sócrates.
b) Sócrates, Platão e Aristóteles.
c) Aristóteles, Sócrates e Platão.
d) Platão, Sócrates e Aristóteles.

2. (UFRN) O mundo grego antigo possuía certa unidade religiosa, embora fosse fragmentado politicamente. Essa religiosidade foi marcadamente:

a) De natureza cívica, na medida em que os cidadãos cultuavam os deuses da cidade, com celebrações festivas e sacrifícios, nos altares a eles dedicados.
b) Acessível a todas as classes sociais por ter carcaterística familiar e monoteísta, com um deus que se manifestava ao povo através de revelação direta e pessoal.
c) Portadora de uma ética que considerava sagrado o trabalho manual dedicado às divindades, o que permitia enfrentar a rigidez e a monotonia da vida cotidiana.
d) De caráter julgador, colocando os indivíduos a serviço das divindades e punindo os pecados daqueles que desobedeciam aos deuses ou professavam outro cultos.

3. (PUCC-SP) Analise o texto.
“Nossa constituição política não segue as leis de outras cidades, antes lhes serve de exemplo. Nosso governo se chama democracia, porque a administração serve aos interesses da maioria, e não de uma minoria. De acordo com nossas leis somos todos iguais no que se refere aos negócios privados. Quanto à participação na vida pública, porem, cada qual obtém a consideração de acordo com seus méritos e mais importante é o valor pessoal que a classe à qual se pertence; isto quer dizer que ninguém sente o obstáculo de sua pobreza ou da condição social inferior quando seu valor o capacite a prestar serviços à cidade.”
(Trecho de um discurso de Péricles. Em: Rubim Santos Leão de Aquino e outros,
História das Sociedades: das comunidades primitivas às sociedades medievais,
Rio de Janeiro, Ao Livro Técnico, 1980. p. 201)

Com base nos conhecimentos históricos, pode-se afirmar que a democracia ateniense, na Grécia antiga, à qual Péricles faz referência:

a) Refletiu a realidade social de toda a população da Grécia, que adquiriu direitos de igualdade e liberdade.
b) Garantiu às classes sociais o direito de propriedade da terra e aos trabalhadores os direitos trabalhistas.
c) Serviu de exemplo às cidades-estados da Grécia antiga, uma vez que estas estabeleceram o voto direto para a escolha dos seus governantes.
d) Estava em consonância com os ideais dos legisladores da República Romana, que criaram o sistema democrático para resolver os conflitos entre patrícios e plebeus.
e) Atendeu aos interesses das classes dominantes em Atenas ao garantir aos proprietários de terra e de escravos o direito de participar diretamente da vida política.


4. O conjunto das reformas políticas que se encontravam na origem da polis dos lacedemônios estava reunido em um documento proveniente do oráculo de Delfos denominado “Grande Retra”, muito provavelmente um decreto-lei primitivo, anterior ao século VI a.C., sobre o governo espartano.
De acordo com esse documento: A respeito da organização política de Esparta no período
clássico (séculos V e IV a.C.), não é correto afirmar que:
a) o corpo cívico era constituído por indivíduos de sexo
masculino, nascidos de pai e mãe espartanos, os
assim denominados homoioi ou “iguais.
b) a polis era uma oligarquia que, de modo atípico, conservava a instituição da realeza, representada
por dois reis escolhidos entre as famílias mais importantes, os quais eram obrigados a jurar lealdade
à constituição espartana.
C) o Estado espartano regulava estritamente o sistema educacional dos cidadãos, razão pela qual as crianças do sexo masculino eram, aos 7 anos de idade, retiradas do convívio familiar para receberem uma formação militar coletiva.
d) o conselho espartano (gerúsia) era formado por trinta membros, cabendo-lhe a tarefa de elaborar os projetos de lei a serem submetidos à assembléia, e atuava como a mais alta instância da justiça criminal.
e) a assembléia espartana (ecclesia), da qual fazia parte o conjunto da população da Lacedemônia (espartanos, eriecos e hilotas), era soberana sobrepondo-se à capacidade decisória da gerúsia.
R: E
Comentário: A assembléia ou ápela era formada por todos os cidadãos dórios. O poder era controlado por um grupo restritoe fechado, que se fazia representar pela gerúsia e pelos éforos.

5. Denominamos de “civilização helenística” à civilização que resultou:
a) da unificação cultural do Oriente, após as conquistas de Ciro.
b) da fusão de elementos culturais gregos e persas, ao fim das Guerras Médicas;
c) da fusão de elementos culturais atenienses e espartanos ao fim da Guerra do Peloponeso.
d) fusão dos elementos culturais gregos e romanos nas áreas conquistadas por Roma.
e) da fusão de elementos culturais gregos e orientais nas regiões conquistadas por Alexandre Magno.
R: E
6. A conseqüência mais aparente das invasões foi a destruição quase integral da civilização micênica. No espaço de um século, as criações orgulhosas dos arquitetos aqueus, palácios e cidadelas, não são mais do que ruínas. Ao mesmo tempo vemos desaparecer a realeza burocrática, a escrita, que não passava de uma técnica de administração, e todas as criações artísticas...” (Pierre Lévèque, A aventura grega.) O texto refere-se às invasões:
a) Persas
b)germânicas.
c)macedônicas.
d)dóricas
e)cretenses.
 R: D



Todos os créditos das atividades é dado para as respectivas Universidades.
Bons estudos!

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