sábado, 19 de maio de 2012

Programação da 10ª Semana de Museus na E.F.M.M.


A programação da 10ª Semana de Museus é o destaque da Agenda Cultural de Porto Velho desta semana. O evento que acontece anualmente em todo o país para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 demaio). Na capital de Rondônia foi aberto nesta segunda-feira, 14, no complexo turístico da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré com o lançamento do livro-catálogo “Acervo do Museu Ferroviário”, da historiadora Yêdda Borzacov. A programação encerra no domingo, 20, com o “Por do Sol Cultural”, que acontece a partir das 18h.
A importância dos museus é desconhecida por uma grande parte da população, apesar de serem centros difusores de conhecimentos relevantes sobre o nosso mundo. A palavra “museu” é logo associada a coleções de objetos antigos, porém, a função dessas instituições vai além de simplesmente expor itens que despertem acuriosidade do público. A existência de museus revela o interesse de uma sociedade em criar territórios onde permaneçam aspectos relativos à sua cultura, identidade e memória. Acompanhe a programação da Agenda Cultural da semana, que tem como foco a 10ª Semana de Museus, que tem como tema “Museu em Um Mundo em Transformação: Novos Desafios, Novas Inspirações”.
·Terça-feira, 15/05 — Mesa de Diálogo. Tema: Centenário, Patrimônio, Acervo e Memória. Horário: das 08h às 12h. Palestrantes: professor e arquiteto Giovani do Iphan e professor Edinaldo Bezerra Freitas, da Unir.
·Quarta-feira, 16/05 — Painel de Exposições Fotográficas e Documentários. Horário: das 08h às 12h. Palestrantes: Luiz Brito (documentarista fotográfico) e Carlos Levi (produtor cultural).
·Quinta-feira, 17/05 — “Música. Poesia, e Patrimônio Cultural”. Horário: Das 08h às 12h. Palestrantes: Rubens Vaz, o “Binho”, professor e músico e Jean Ricardo Medeiros de Souza, professor e poeta.
.Sexta-feira, 18/05 — “Cem Anos entre Trilhos, Reconhecimento, Saber e Memória”. Horário: das 08h às 12h. Palestrantes: Anísio Gorayeb e Francisco das Chagas Silva, professor e historiador.
·Sábado, 19/05 — “Café Cultural”. Visita Guiada: “Olhar, Conversa e Prosa no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré”. Horário: das 08h às 12h. Guias turísticos: Paulo e Ray.
·Domingo, 20/05 — “Por do Sol Cultural”. Horário: das 16h às 20h. Palestra: “Agradecimentos, Perspectivas e Desafios”. Palestrante: Altair dos Santos Lopes, o “Tatá”, presidente da Fundação Cultural Iaripuna. Atrações culturais: missa regional, dança popular, capoeira e grupo de dança.
Segue ainda alguns vídeos sobre a Ferrovia Madeira Mamoré...tendo seu ponto inicial em Porto Velho (hoje capital do Estado de Rondônia) e Seu ponto final na cidade de Guajará-Mirim (A Pérola do Mamoré).


'Você precisa ver para saber como é, que andava o trem na madeira-mamoré...no caminho de ferro do oeste do Brasil Porto Velho até Guajará-Mirim... Hoje a regresso vai chegando ao um triste fim... E todos sabem andava o trem na Madeira-Mamoré, na Madeira-Mamoré...'

 
 A história do Brasil apresenta fatos interessantes. Dentre vários, destaca-se a construção da ferrovia Madeira Mamoré no século XVIII que ligava Porto Velho (Rondônia) a Guajará-Mirim (Rondônia) ambos estados localizados na Região Norte.
Um obra de engenharia ousada, foi marcada pelas mãos de milhares de trabalhadores dos quais centenas morreram durante a execução das obras.
Este vídeo é um documento que procura resgatar a memória da identidade nacional.
A música tema é Madeira Mamoré de autoria de Marlui Miranda do seu álbum: Revivência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário