1- A
civilização grega exerceu uma profunda influência cultural na história do
Ocidente. Diante disso é correto afirmar:
(01) O teatro grego, com tragédias e comédias, abordando conflitos da condição
humana, influenciou fortemente a arte contemporânea.
(02) A religião monoteísta grega constituiu a base da crença cristã, assim como
a valorização de elementos da natureza e do humanismo.
(04) A filosofia desenvolvida peloa gregos buscava a compreensão do
mundo e do homem visando a elaboração de um saber racional e autônomo.
(08) Os Jogos Olímpicos podem ser associados à mitologia porque a
homenagem a Zeus era mais importante que as guerras e por isso decretava-se um
período de trégua.
(16) O mito de Édipo revela a importância do oráculo para os gregos. O oráculo
era consultado através da pitonisa(sacerdotisa) que transmitiria o
conselho dos deuses, prevendo o futuro.
2- (UEPG)[ ... ] "Polis" é
a palavra grega que traduzimos por "cidade-estado". É uma tradução,
porque a polis normal não se assemelhava muito a uma cidade e era muito mais
que do que um Estado. Mas a tradução, como a política, é a arte do possível [
... ] (KITTO, 1980, p. 107).
Sobre a "polis" grega, assinale o que for correto.
(01) A Democracia, invenção grega, possibilitou, desde a época arcaica, uma
tendência à participação eqüânime da população na propriedade da terra,
superando as barreiras de riqueza e de sangue.
(02) As primeiras poleis, ao que parece, teriam surgido na Grécia asiática,
local de chegada de jônios e eólios expulsos pelos invasores dórios e que,
mediante um processo de sinecismo topográfico e político, formaram cidadelas
com governos próprios.
(04) As cidades formavam um conjunto de estados autônomos, que podiam se opor
entre si, ou estabelecer alianças e coligações, mas nunca chegaram a
submeter-se a um único governo.
(08) Os poemas, como a "Ilíada" e a "Odisséia",
que revelam detalhes do período Homérico, deram aos gregos o sentimento de
que, a despeito das suas divergências, faziam parte de um conjunto.
(16) A Guerra do Peloponeso, embora tivesse causado algumas fraturas entre
espartanos e atenienses, serviu para garantir a hegemonia grega no Mediterrâneo.
3- (UEM-2008) Sobre as
cidades-Estado da Grécia, na Antiguidade Clássica, assinale o que for correto.
(01) Em Atenas, o surgimento da democracia e do direito universal ao voto pôs
fim à milenar escravidão, que foi reestabelecida com a ascensão ao poder de
Alexandre, o Grande.
(02) Embora a democracia tenha sido um ideal cultivado em todas as
cidades-Estado, seu berço principal foi Esparta.
(04) O teatro grego era constituído, fundamentalmente, pelas tragédias e pelas
comédias. Nas tragédias, os gregos discutiam os problemas humanos, tais como as
paixões e a justiça. As comédias satirizavam os costumes, o comportamento
humano e a própria sociedade.
(08) A religião grega era politeísta e antropomórfica, sendo composta de vários
deuses que se assemelhavam aos homens, pois possuíam características físicas e
psíquicas iguais às humanas.
(16) Buscando respostas para as questões de sua época, os filósofos gregos
destruíram crenças e mitos e construíram teorias explicativas sobre os
fenômenos humanos e da natureza.
4- A Civilização Ocidental tem na
Grécia Antiga uma de suas fontes mais ricas. Um dos seus legados mais
expressivos foi o termo e a noção de DEMOCRACIA. A respeito da prática da
democracia entre os gregos da antiguidade, é CORRETO afirmar:
(01) Da democracia ateniense, participavam com plenos direitos políticos apenas
os "cidadãos".
(02) Havia um grande número de indivíduos que não eram considerados
"cidadãos" e, por conseguinte, não tinham os mesmos direitos que
eles.
(04) Democracia significa poder do povo.
(08) Os escravos, recrutados entre populações livres endividadas ou tomados
como presas de guerra, não gozavam de direitos políticos.
(16) Os escravos gregos conseguiram melhores condições de vida após promoverem
constantes revoltas, em particular aquela liderada por Crixus, Oenomaus e
Spartacus em 73-71 a.C.
(32) Mulheres e estrangeiros participavam da democracia Grega.
5- (UFPR-2008) ”Xerxes não enviou
arautos a Atenas e a Esparta para exigir a submissão dessas cidades. Dario os
tinha enviado anteriormente com esse fim, mas os atenienses os haviam lançado
no Báratro, enquanto que os lacedemônios atiraram‐nos num poço, dizendo‐lhes
que dali tirassem terra e água para levarem ao rei. Espértias e Bulis, ambos
espartanos de alta linhagem, ofereceram‐se para sofrer o castigo que Xerxes,
filho de Dario, quisesse impor‐lhes pela morte dos arautos enviados a Esparta.
[...] Partindo para Susa, foram ter à casa de Hidames, persa de nascimento e
governador da costa marítima da Ásia. [...] Depois de convidá‐los a participar
da sua mesa, assim lhes falou: ‘Lacedemônios, por que recusais de
tal forma a amizade que o nosso soberano vos oferece? Podeis ver, pela situação
privilegiada que desfruto, que ele sabe premiar o mérito; e como tem em alta
conta vossa coragem, estou certo que daria também, a cada um de vós, um governo
na Grécia, se quisésseis reconhecê‐lo como soberano’. ‘Senhor – responderam os
jovens – sabeis ser escravo, mas nunca experimentastes da liberdade, ignorando,
por conseguinte, as suas doçuras. Se já a tivésseis algum dia conhecido,
estimular‐ nos‐íeis a lutar por ela, não somente com lanças, mas até com
machados’.” (HERÓDOTO. História. São Paulo: Tecnoprint, s/d)
Com base no texto de Heródoto e nos conhecimentos sobre o conflito entre gregos
e persas na Antiguidade, considere as afirmativas a seguir:
1. A narrativa de Heródoto concebe o tempo como cíclico, uma vez que, para ele,
o conhecimento da história permite a correção dos erros do passado.
2. Em seu texto, Heródoto atribui às Guerras Greco‐Pérsicas o significado de um
conflito entre homens livres e escravos.
3. Heródoto demonstra, por meio da sua narrativa, que a inviolabilidade dos
arautos, fundada no direito das gentes, era um costume político compartilhado
por gregos e persas.
4. As atitudes dos atenienses e espartanos, narradas no texto de Heródoto,
revelam por que os persas chamavam os gregos de “os bárbaros da Antiguidade
Clássica”.
Assinale a alternativa correta.
(a) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
(b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
(c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
(d) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
(e) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
6-(Fuvest-SP) Quando, a partir do
final do último século a..C, Roma conquistou o Egito e áreas da Mesopotâmia,
encontrou nesses territórios uma forte presença de elementos gregos. Isto foi
devido:
(a) Ao recrutamento de soldados gregos pelos monarcas persas e egípcios.
(b) À colonização grega, semelhante à realizada na Sicília e Magna Grécia.
(c) À expansão comercial egípcia no Mediterrâneo.
(d) À dominação persa na Grécia durante o reinado de Dario.
(e) Ao helenismo, resultante das conquistas de Alexandre, o Grande.
7- Considerando a Grécia Antiga,
podemos dizer que os gregos constituíram uma cultura, mas não um Estado. Isto
se deve ao fato de:
(a) Possuírem a mesma língua e hábitos idênticos, cultuarem os mesmos deuses e
preservarem a monarquia como forma de governo.
(b) Apesar de falarem a mesma língua e adorarem os mesmos deuses, algumas
cidades dedicavam-se ao militarismo enquanto outras se preocupavam com o
intelecto, caracterizando a autonomia das cidades-estado.
(c) Seu governo oscilar entre o militarismo ateniense e a democracia espartana.
(d) O governo ter sido direto e não representativo.
(e) Sua cultura ter se desenvolvido na Antiguidade.
8- (UEM-2006)Sobre a história da
Grécia antiga e sobre as contribuições da cultura grega para a chamada
civilização Ocidental, assinale a alternativa correta.
(a) Uma das principais contribuições dos gregos antigos para a cultura
Ocidental foi a religião monoteísta.
(b) Em muitas línguas modernas, o termo draconiano remete às idéias de
severidade e rigor na elaboração e na aplicação de leis. O vocábulo deriva de
Dracon, um político ateniense do século VII a.C. que se celebrizou como
legislador, registrando, por escrito, duras leis que, até então, baseavam-se na
tradição oral.
(c) O adjetivo espartano é mais um indício da influência da Grécia antiga na
cultura ocidental. Em uma de suas acepções, o vocábulo remete à idéia de uma
vida desregrada, luxuosa, que valoriza o ócio e devota desprezo aos exercícios
físicos e às artes marciais, em alusão ao estilo de vida licencioso dos
habitantes de Esparta, um dos centros da cultura grega da antiguidade.
(d) Aristóteles (384-322 a.C.) é considerado um dos precursores da ideologia
comunista por ter defendido, em seu livro A República, a possibilidade de se
organizar uma sociedade sem diferenças de classe.
(e) A filosofia estóica, fundada por Zenão, sustentava que a felicidade humana
consistia na busca e na obtenção do prazer.
9- (UFSC)Os instrumentos são de
vários tipos; alguns são vivos, outros inanimados; o capitão de um navio usa um
leme sem vida, mas um homem vivo como observador; pois o trabalhador num ofício
é, do ponto de vista do ofício, um de seus instrumentos. Assim, qualquer parte
da propriedade pode ser considerada um instrumento destinado a tornar o homem
capaz de viver; e sua propriedade é a reunião desse
tipo de instrumentos, incluindo os escravos; e um escravo, sendo uma criatura
viva, como qualquer outro servo, é uma ferramenta equivalente às outras. Ele é
em si uma ferramenta para manejar ferramentas (Aristóteles (século IV a.C.).
Política)
A escravidão era comum na Grécia Antiga. Em Atenas, Corinto e Mileto, quase
toda a vida econômica dependia do trabalho escravo. Era freqüente encontrar o
escravo trabalhando na agricultura, nas oficinas de artesanato, em serviços
domésticos e nas minas. O modo como os gregos encaravam a escravidão ficou
registrado em textos de filósofos da época, como o de Aristóteles, do qual
podemos depreender que o escravo era visto como um
(a) ser vivo e humano, antes de tudo.
(b) instrumento de trabalho vivo e uma propriedade.
(c) cidadão com direitos, por ser uma criatura viva.
(d) servo para qualquer trabalho, que não podia ser vendido.
(e) trabalhador assalariado, explorado como ferramenta viva de trabalho.
10- (PUCRS-2008) No século V aC.,
com o final das Guerras Médicas, estabeleceu-se um período de hegemonia de
Atenas sobre o mundo grego, em contraposição a Esparta.
Entre os fatores condicionantes dessa hegemonia, NÃO se pode apontar
(a) o incremento do poderio das forças navais atenienses.
(b) a formação da Confederação de Delos.
(c) a permanência das forças terrestres espartanas no Peloponeso.
(d) a instituição, por Péricles, de uma tirania aristocrática imperialista em
Atenas.
(e) a concentração do comércio do mar Egeu em Atenas.
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