sábado, 19 de maio de 2012

Ensino crítico de História X preparação para o vestibular

Professores revelam estratégias para ensinar uma grande quantidade de conteúdos, estimular a reflexão e deixar os alunos prontos para o vestibular

História é uma disciplina incomum. Ela conta os dramas e as alegrias de pessoas que viveram sua época. Dar aulas de História é tentar transportar os alunos para um momento que passou e fazê-los acreditar por alguns instantes que os relógios se inverteram, e os homens e mulheres renasceram para que fosse possível o capricho exclusivo de reencenar suas vidas.
Contra os céticos e preguiçosos, digo que isso é mais do que possível: é necessário. Eu trabalho no Colégio e Curso pH, e convivo com alunos de dezessete e dezoito anos de idade, todos ansiosos com os resultados do vestibular e inseguros em suas escolhas. Nas aulas, utilizo vários recursos para tornar as aulas interessantes. Sou músico e levo meus instrumentos para a sala, tocando temas relativos aos assuntos abordados. Desse modo, acredito que é possível levar os alunos a vivenciarem de forma prazerosa o aprendizado.
Sinceramente, dar conta dos conteúdos de História, manter-me atualizado com as pesquisas acadêmicas e ao mesmo tempo preparar e corrigir as provas de fim de ano não é uma tarefa fácil. Mas talvez a melhor maneira de lidar com esses desafios seja não tomar o vestibular como meta. Se a tarefa da educação impõe a do adestramento, qualquer exame pode se tornar mais simples e a sala de aula, mais divertida e sedutora.
Disponível em: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/educacao/ensino-critico-de-historia-x-preparacao-para-o-vestibular

Nenhum comentário:

Postar um comentário